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edição de 7 de dezembro de 2015

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mídia mercado

mídia mercado destaca importância do impresso para publicidade Luiz Lara, da Lew'Lara\TBWA, afirmou que jornais são responsáveis por pautar outras mídias, o que comprova a relevância do segmento nas estratégias de comunicação empresarial, produtos e serviços Vinícius noVaes primeira edição do Summit de Comunicação, pro- A movido pelo PROPMARK com apoio da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), que foi realizada em São Paulo, acabou sendo um encontro marcado pela defesa da mídia impressa. Grandes nomes do mercado brasileiro como Nizan Guanaes, sócio- -fundador do Grupo do ABC, e Luiz Lara, sócio e diretor-presidente da Lew’Lara/TBWA, dono de um discurso que foi do romantismo à democracia. “O jornal impresso é tão importante para o leitor quanto o café da manhã”, brincou o publicitário. Lara ainda foi mais além quando garantiu que a mídia impressa é a principal entre todas que existem. “Ela é responsável por pauta os telejornais que assistimos, ela é responsável pelas notícias do rádio que ouvimos”, afirma. Já em relação à credibilidade, o publicitário disse que ela está ligada ao meio impresso. “A credibilidade é um patrimônio do jornal impresso, que migrou para outros meios, como o online”, conta. “O jornal impresso é o mais confiável”, completa. A democracia, para Luiz Lara, só pode existir por conta do meio impresso. “Um país democrático precisa, e muito, de jornais”. Ele também falou sobre o atual momento do país e a relação com o meio impresso. “Estamos numa época crucial do Brasil e estamos vendo a importância do jornal para este momento”, afirma. Para finalizar, Lara deixou um convite aos participantes. “Mesmo na crise, eu convido a todos a convencerem os anunciantes a apostarem num discurso que fique distante da separação do on e do off. Hoje, tudo é on. E as marcas estão com a reputação toda a prova se não houver uma narrativa consistente”. diGiTaL X PaPEL “O digital não vai matar o papel”. A afirmação foi de Sergio Maria, diretor de estratégia do Google para América Latina. “As mudanças que a gente vê no Brasil e a democracia precisam da mídia, principalmente da impressa”, afirma. Para ele, o papel não vai deixar de existir. “O papel vai continuar, mas o digital vai crescer”, diz. Ainda de acordo com Sergio Maria, o que muda é a perspectiva de conexão com o usuário. “A lealdade do consumidor passa a ser cada vez mais com a boa experiência que a marca proporciona a ele”, diz. “Vou ser mais fiel àquele que me proporcionar uma melhor forma de consumir o conteúdo. Se um site não entra com certa velocidade, normalmente não vou mais acessar”, completa. aBERTURa Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência (que edita o jornal PROPMARK e as revistas Propaganda e Marketing), abriu o Summit de Comunicação. Ele falou sobre a importância do meio impresso e afirmou que nenhuma mídia desapareceu na história da comunicação. “Desaparecem empresas, mas a forma de mídia jamais desapareceu”, afirma. Como exemplo, Ferrentini falou sobre o rádio e a televisão. “O rádio não desapareceu quando a televisão foi inventada. A gente sempre tem um momento para ouvirmos o rádio”, completa. Fotos: Marçal Neto/ Divulgação Sócio-fundador da Lew’Lara/TBWA, Luiz Lara disse que o jornal impresso é tão importante para o leitor quanto o café da manhã Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência, mostra o novo PROPMARK ao público 18 7 de dezembro de 2015 - jornal propmark

Planos de mídia precisam ter jornais e revistas, afirma Nizan Sócio-fundador do Grupo ABC, que encerrou a primeira edição do Summit de Comunicação, disse que anunciar nos meios impressos é uma forma de a marca falar com maior volume de pessoas Marçal Neto/ Divulgação Guanaes durante a sua apresentação no encontro realizado em São Paulo: “a mídia impressa vai desaparecer no mesmo dia em que dinheiro impresso desaparecer” Com um discurso entusiasta, Nizan Guanaes encerrou cuto pessoas”, diz. volveu mais na área editorial do e onde eu vou neste país eu es- “A mídia impressa se desen- a primeira edição do Summit Ele ainda arrancou risos do que na área comercial. É preciso de Comunicação defendendo público quando brincou com a aumentar a circulação/for- o meio impresso. “A mídia impressa é uma das maiores oportunidades para a publicidade. Se você anuncia no meio impresso, você fala com o mundo”. O sócio-fundador do Grupo ABC foi ainda mais além ao falar sobre os discursos que dizem que o meio jornal vai acabar. “A mídia impressa vai desaparecer no mesmo dia em que o dinheiro impresso desaparecer”, afirma. relação de anúncio com banner. “Com todo respeito ao banner, nada substitui um baita anúncio no impresso. Porque, quando se ganha algum prêmio, ninguém coloca num banner nem faz viral”, destaca. Guanaes, no entanto, reconheceu o poder do meio digital. “Sabe o que o digital está fazendo melhor? Vendendo o digital. O Facebook é craque nisso, o Twitter é craque nisso e o Google é craque nisso”, afirma. ça”, aconselha. Ainda de acordo com Guanaes, é preciso olhar para a mídia impressa com olhos novos. “Cabe à mídia impressa fazer mais encontros como esse, tem de ir mais a Cannes. Se você não se posiciona, o outro pega o seu lugar”, diz. “Você precisa estar continuamente vendendo e posicionando o seu produto”, completa. O publicitário relembrou o fato de ter sido um dos pionei- Argumentos não faltaram Para o sócio-fundador do ros na criação de uma agência para Guanaes. “Eu escrevo na Folha de S.Paulo a cada 15 dias Grupo ABC, a indústria gráfica precisa se vender mais. digital. “Eu não estou desmerecendo o digital, só estou dizendo que as coisas têm o seu devido tempo, as coisas não são substituíveis assim”, destaca. adaPTaÇÃO Jacques Claude, diretor da Gutenberg Networks, afirmou, em sua apresentação, que nenhuma mídia tem o poder de acabar com outra mídia. “Não existe mídia boa ou ruim, existe mídia que se adapte ao cenário atual”, ressalta. Ainda de acordo com o francês, a mídia impressa ainda é o pilar do marketing. “O marketing estruturado pela mídia impresso, que vai ter complemento em outras mídias, como a móvel ou as redes sociais”, afirma. Vn jornal propmark - 7 de dezembro de 2015 19

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