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edição de 7 de dezembro de 2015

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MArCAs Grupo Pão

MArCAs Grupo Pão de Açúcar propõe união contra crise Movimento #vamojunto promove, pela primeira vez, ação nacional que reúne todas as empresas e marcas do conglomerado; Y&R assina a campanha Divulgação Criada pela Y&R, campanha traz o casal Lázaro Ramos e Taís Araújo como protagonista; objetivo é mostrar que a empresa está ao lado do consumidor em tempos de recessão Vinícius noVaes Grupo Pão de Açúcar apresentou na semana passada o O movimento #vamojunto. A iniciativa, inédita, promove pela primeira vez uma ação nacional que reúne todas empresas e marcas do grupo: lojas físicas, com Assaí, Casas Bahia, Pontofrio, Extra, Minimercado Extra, Minuto Pão de Açúcar e Pão de Açúcar, além dos e-commerces do GPA. O movimento #vamojunto é uma forma de reagir à intempérie econômica do Brasil. No último trimestre, por exemplo, o Grupo Pão de Açúcar teve um prejuízo líquido de R$ 122 milhões, o que reverteu o resultado positivo de R$ 391 milhões obtido no mesmo período de 2014. Por isso, o grupo apostou em reforçar sua posição como aliado dos consumidores e, assim, colocar todas as lojas do GPA como parceiros. O objetivo é promover ações que possibilitem aos seus clientes manter o que conquistaram nos últimos anos. “O cliente de hoje é mais racional que o de antes, ele pensa mais, pesquisa muito mais do que antes”, afirma Ronaldo Iabrudi, presidente do Grupo Pão de Açúcar. O executivo classificou como desafiador o atual cenário. “Foi pensando nisso que criamos o movimento #vamojunto, que convida os brasileiros a darem uma resposta ao atual cenário”, diz. Já Líbano Barroso, vice-presidente de operações do GPA, afirmou que o objetivo do #vamo- “O cliente de hOje é mais raciOnal, pesquisa mais” junto é de todos. “Nós estamos unindo nossas marcas e convidando empresas para fazer parte de um grande movimento, junto com os nossos clientes. Com criatividade, vamos intensificar nossas ofertas, serviços e atendimento, fortalecendo o movimento”, destaca. CAMPANHA A campanha de lançamento do movimento, que traz o casal Lázaro Ramos e Taís Araújo como protagonista, é assinada pela Y&R. A comunicação do movimento #vamojunto vem em tom de parceria, em que grandes empresas se colocam ao lado dos consumidores com o conceito de unir forças. A escolha, inclusive, dos protagonistas da campanha reflete o espírito de união que o atual cenário da economia brasileira pede, além de contar com uma forte identificação da população. David Laloum, COO da Y&R, falou sobre o processo de criação da campanha. “A ideia do ‘junto’ adotada na comunicação do movimento vem para apresentar a iniciativa privada, com o protagonista do Grupo Pão de Açúcar, recriando uma perspectiva e defendendo o que ele conquistou com muito trabalho”, conta. Laloum ainda falou que, mais do que uma crise econômica, o país está atravessando uma crise de perspectiva. “Essa campanha mostra, ainda, que estamos ao lado do consumidor, além de ser um convite para o engajamento de outras empresas”, diz. 40 7 de dezembro de 2015 - jornal propmark

Brasileiro está se sentindo “órfão”, diz Data Popular atual cenário da economia O do Brasil preocupado – disso ninguém duvida. Mas, apesar dessa situação, os consumidores estão buscando no setor privado uma espécie de injeção de ânimo para não abrirem mão das suas conquistas e de qualidade de vida. De acordo com um estudo apresentado pelo Instituto Data Popular, que acabou servindo como referência no desenvolvimento do movimento #vamojunto, do Grupo Pão de Açúcar, a intenção de compra é menor entre os consumidores que estão menos otimistas. No quesito “supermercado”, em 2010, a intenção estava em 82%, enquanto neste ano está em 61%. O levantamento mostrou também que sete em cada dez brasileiros não conseguem mencionar nenhuma empresa que esteja ao seu lado neste momento da crise – o que equivale a 72% dos entrevistados. “Os brasileiros estão se sentindo órfãos da iniciativa privada”, diz Renato Meirelles, sócio-diretor do Instituto Data Popular. “Eles não veem que as empresas estão interessadas em entender os problemas deles”, complementa. Ainda de acordo com Meirelles, os brasileiros querem manter o seu padrão de consumo na hora de ir às compras, mas o varejo, no entanto, precisa adotar algumas medidas que estimulem o consumidor a enxergar uma luz no final do túnel. O estudo também revelou que oito em cada dez brasileiros, mais precisamente 84%, não esqueceriam as empresas que os ajudassem neste atual momento de dificuldades. “É muito comum ver que boa parte da comunicação do setor privado está ligada apenas a preço, sem ressaltar a qualidade dos produtos e o impacto que pode proporcionar na qualidade da vida das pessoas”, destaca Meirelles. Sobre a recessão econômica propriamente dita, a pesquisa revelou que 96% dos brasileiros acreditam que o Brasil está vivendo uma crise – sendo que 56% destas pessoas garantiram que é a pior fase da economia que já presenciaram. “Na crise, a experiência de compra deixa de ser uma ativida- AF_Anun_Aktuellmix_Green_Dezembro.pdf 1 12/2/15 5:50 PM Divulgação Cena de campanha do Grupo Pão de Açúcar, que se baseou em pesquisa apontando que intenção intenção de compra caiu de 82% de prazerosa e acaba se tornando um momento frustrante”, afirma. O clichê que fala que a “crise gera oportunidades” foi uma das verdades que a pesquisa feita pelo Instituto Data Popular mostrou. Renato Meirelles revelou que ainda existem milhões de pessoas que desejam comprar determinado produto. Mais de 55 milhões desejam comprar um tablet no próximo ano; mais de 48 milhões, um computador; e quase 30 milhões, uma máquina de lavar. “O Brasil possui, apesar do cenário da economia, uma demanda reprimida”, diz Meirelles. Vn 96% dos brasileiros acham que país está em crise 72% não conseguiram citar uma empresa que esteja ao seu lado neste momento 84% não se esqueceriam das empresas que os ajudassem neste período de crise jornal propmark - 7 de dezembro de 2015 41

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