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edição de 7 de dezembro de 2015

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agências DM9 fortalece

agências DM9 fortalece o digital Há um ano empresa adotou movimento para aumentar a atuação na área, que deu tão certo que a meta de crescimento esperada para três anos foi atingida em cinco meses vinicius novaes Quem planta, colhe. Este talvez seja o melhor ditado para resumir bem o investimento feito pela DM9DDB em digital. Há um ano a agência investiu em um movimento para aumentar a atuação no meio digital com a contratação de Igor Puga, ex-sócio da ID/TBWA. Ele foi um dos responsáveis pela implementação do projeto de digitalização da agência e do processo de integração de mídias nos trabalhos entregues aos clientes, feito em conjunto com Adrian Ferguson, VP de mídia. A “colheita” foi um crescimento de mais de 50% nos investimentos em mídias digitais de janeiro a setembro deste ano. A evolução, no entanto, pode ser explicada pela conquista de várias contas digitais nos últimos meses. Na lista estão McDonald’s, que é cliente exclusivamente digital da DM9, além de contas digitais de clientes originalmente offline, como Perdigão, Kopenhagen, Walmart, Johnson’s Baby Digital e Johnson’s adulto. Para o Banco Itaú, por exemplo, foi feita uma iniciativa inédita: a montagem de uma trading desk exclusiva, operando todo o mobile do banco, seus aplicativos e abertura de conta corrente num núcleo de 12 pessoas dedicadas. “Criamos uma estrutura em que pilares estratégicos de conteúdo e interatividade, controle e processos, BI e métricas são comandados por profissionais seniores que transitam em todas as áreas da agência e participam do trabalho para todos os clientes”, afirma Puga, CIO da agência. De acordo com Adrian Ferguson, uma das condições essenciais na implementação do modelo foi a quebra de fronteiras entre o trabalho comandado por Puga e o time de mídia. “Não há Campanha criada pela DM9DDB para Consul, um dos clientes da agência que contribuíram para o crescimento de mais de 50% da área Johnson’s Baby Digital é um dos anunciantes que escolheram a agência recentemente; equipe experiementa um resultado acima do esperado: de janeiro a setembro deste ano, o crescimento em mídias digitais foi de mais de 50% mais opção, precisamos pensar juntos todo o processo para otimizar o investimento do cliente. A compra de mídia é o início de um trabalho que fica cada vez mais complexo no pós-lançamento de campanha. Nossas equipes precisam construir juntas estratégias para acompanhar, medir, analisar e fazer correções no trabalho que está no ar”, diz. Como consequência desse processo, houve uma mudança no skill dos profissionais da Fotos: Divulgação agência. Hoje para ser contratado em qualquer área, é preciso ter conhecimento de como as novas disciplinas impactam no negócio do cliente. Para aqueles que já estavam na agência, foi criado o programa de desenvolvimento Contagio 9, uma série de módulos que disseminam técnicas e conceitos digitais. Já foram mais de 120 horas de treinamento para os colaboradores. Na outra mão, há uma preocupação da agência em garantir que os profissionais digitais entendam também de estratégias de mídia offline. O modelo deu tão certo que a meta de crescimento do digital esperada para três anos foi atingida em apenas cinco meses. “A resposta dos clientes a nossa proposta de serviços e à qualidade de nossa entrega foi bastante positiva. Esse é um sinal de que estamos no caminho certo”, diz Puga. 74 7 de dezembro de 2015 - jornal propmark

AgênciAs Publicis valoriza time estrategista Hugo Rodrigues completa um ano à frente da presidência da agência Há um ano como presidente da agência, Hugo Rodrigues comemora boa fase Divulgação CRISTIANE MARSOLA era do herói acabou. Você “A precisa de um time campeão, de estrategistas”, afirmou Hugo Rodrigues a respeito das mudanças na Publicis Brasil durante o seu primeiro ano como presidente da agência. A principal alteração na empresa desde que assumiu o cargo, segundo o executivo, foi a chegada de nomes de peso ao time. “Se tem algo que me orgulha muito neste período foi a horizontalização do poder na agência”, disse Rodrigues. “Esse posicionamento tem muito a ver com este novo momento que o mercado global vive de trazer uma liderança multifacetada, o poder menos centralizado”, disse. Entre os profissionais que vieram reforçar o quadro da agência estão a VP de mídia Miriam Shirley e o VP de planejamento Edu Lorenzi. “Com a chegada desses profissionais qualificadíssimos fortalecemos a agência”, falou. Entre as conquistas da Publicis em 2015, estão as contas de Heineken, Ninho, Passatempo digital e Nestea. “O faturamen- to da agência no digital cresceu 80%. Temos uma equipe de 30 a 40 web natives”, afirmou. PUBLicis gROUPE O Publicis Groupe anunciou mudanças. O grupo será organizado em quatro áreas: Publicis Commucinations, liderada pelo CEO Arthur Sadoun; Publicis Media, pelo CEO Steve King; Publicis Sapient, pelo CEO Alan Herrick; e Publicis Heealthcare, liderada pelo CEO Nick Colluci. Além disso, a executiva Laura Desmond foi promovida ao cargo de Chief Revenue Officer. Sua missão será acelerar o crescimento da empresa. Jarek Ziebinski assumirá o papel de CEO da Publicis One, divisão criada para unificar a empresa ao redor do planeta e reduzir a fragmentação do grupo. jornal propmark - 7 de dezembro de 2015 75

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