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edição de 7 de novembro de 2016

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AgênciAs Aktuellmix

AgênciAs Aktuellmix apresenta projeto para experiência de consumo Solução proposta pelos gestores Rodrigo Rivelino e Celio Ashcar Jr. é impactar clientes em momentos diferentes com estratégia omnichannel Paulo Macedo agência Aktuellmix está A apresentado o novo posicionamento Brand & Consumer Experience, que, segundo os sócios, Rodrigo Rivelino e Celio Ashcar Jr., significa priorizar o pulso do consumidor nas disciplinas de marketing promocional com caráter estratégico multicanal: no parque, no celular, no desktop, na rua, nos shoppings e supermercados. “Acreditamos, de verdade, que tudo começa no desejo, anseio, expectativas e sonhos dos consumidores, devido inclusive à dinâmica instaurada da vida contemporânea”, ressalta Rivelino. “Nos últimos cinco anos, desenvolvemos um time de especialistas para construir estratégias dentro da nova realidade da comunicação, que hoje está totalmente fragmentada”, acrescentou. A dinâmica reativa da comunicação mercadológica exige conhecimento das demandas dos consumidores nas redes sociais, ambiente que se tornou um termômetro para tomadas de decisões. Tudo para proporcionar experiências capazes de unir marcas a prospects. “Brand & Consumer Experience tem como essência estabelecer e transformar relações. Nossa estrutura contempla BI e performance, que trabalham em total sinergia com todas as áreas de criação, planejamento e negócios, sendo capaz de mensurar em tempo real as reações de sustentação de muitas campanhas. Afinal, cada vez mais temos de desenvolver ideias e estratégias que, de fato, gerem valor para as marcas e resultados de negócios, no caso vendas”, explica Rivelino. A métrica da Aktuellmix é proprietária. “Ela pressupõe que todas as experiências devem ser mensuradas através de um setor de performance. Rodrigo Rivelino e Celio Ashcar Jr. acreditam que o live marketing não está mais restrito às ativações Desenvolvemos também uma ferramenta para monitorar, em tempo real, as conversas sobre as marcas que patrocinam eventos. Elas tinham muitas dificuldades de entender o impacto desse tipo de projeto, mas agora já sabem a forma como estão chegando suas mensagens aos consumidores simultaneamente à realização do evento”, destacou Rivelino. “O Brand & Consumer Experience já se reflete em campanhas da Aktuellmix, como no caso de Abra a boca e coma o site, para Hershey’s. A ação, desenvolvida em setembro, permitia às pessoas “comerem” partes de sua plataforma virtual”, disse ainda. Segundo Rivelino, se fossem usados os elementos tradicionais de live marketing, a agência ficaria restrita à ativação. “Uma ação que está sendo lan- Divulgação çada neste mês, criamos a websérie Se joga no mundo, para a Mundo Verde, uma forma de estabelecer diálogo da marca com os consumidores por meio de dicas de estilo de vida, alimentação saudável e atividades físicas. Com três quadros fixos, o programa terá episódios semanais com a apresentação de Adelaide Leão, vencedora do concurso Mundo Verde quer descobrir você”, finalizou. 38 7 de novembro de 2016 - jornal propmark

AgênciAs Aos 60, Morya enfrenta desafios e se prepara para o ambiente digital Empresa de comunicação que nasceu na Bahia e tem estrutura em Porto Alegre, hoje faz parte do Grupo ABC e atua nacionalmente Claudia Penteado Chega aos 60 anos, uma das agências mais tradicionais do mercado, com atuação nacional, mas que se consolidou com estruturas em Salvador e Porto Alegre, sob o comando dos sócios Claudio Carvalho e Gustavo Queiroz, e, desde 2011, no Grupo ABC. A agência nasceu como Publivendas, pelas mãos dos irmãos Otávio e Fernando Carvalho, numa época de desbravamento, segundo relata Claudio, filho de Fernando. “Meu tio Otávio conta uma história fantástica: os comerciantes da época penduravam cartazes na entrada das lojas que diziam: ‘não damos esmolas, nem fazemos reclames’”, afirma. A Publivendas se tornou Morya em 2004, em homenagem a um mestre indiano do século 19 que trabalhava com transformação e força, para marcar uma nova filosofia de negócios na empresa. Os desafios de hoje tornam utópica a ideia de comparar passado e presente. “Hoje os desafios são enormes especialmente no ambiente digital, para o qual estamos nos preparando com o que há de mais moderno no mundo. O que não mudou é a consistência da nossa postura e da nossa entrega, um legado de Fernando Carvalho”, diz Claudio, referindo-se a seu pai, que morreu no começo deste ano. Os dois sócios dizem que a parceria deles deu certo porque ambos – ao lado do Grupo ABC - querem o mesmo: fazer uma agência de alta qualidade de entrega e com valor percebido pelo mercado em geral. Trata-se, ao mesmo tempo, de uma filosofia e de um enorme desafio. “Estar no Sul e no Nordeste é lidar diariamente com a diversidade cultural que faz o produto criativo avançar”, diz Carvalho. Claudio Carvalho e Gustavo Queiroz, sócios da Morya, agência que desde 2011 faz parte do Grupo ABC “Na cultura da Morya, o coNceito de que o certo é seMpre o certo, e NuNca será difereNte disso, está seNdo beM regulado de forMa iNterNa e exterNa” O cliente mais antigo é a construtora Andrade Mendonça, que está com a agência há 30 anos. Longevidade que, segundo os sócios, é uma característica da empresa. Entre os 30 clientes estão Piccadilly e Grupo RBS, entre outros, atendidos por uma estrutura de cerca de 130 funcionários. Os sócios costumam definir a agência como fruto do DNA de Fernando Carvalho, um empresário que fortaleceu a publicidade na Bahia, e “powered by” Nizan Guanaes, profissional que se tornou um dos maiores influenciadores globais em mídia e marketing. “Agora com o Omnicom, temos acesso às mais modernas ferramentas em escala global. É um mundo novo, cheio de inteligência e tecnologia”, conta Queiroz. Há menos de um ano, a agência inaugurou o programa de compliance, um código de conduta que se tornou uma espécie Divulgação de modelo para o mercado. “Na cultura da Morya, o conceito de que o certo é sempre o certo, e nunca será diferente disso, está sendo bem regulado de forma interna e externa. Foi com esse pensamento que a Morya implementou o compliance na sua estrutura organizacional”, afirma Claudio. Em outubro, a agência anunciou novas contas digitais como resultado de investimentos na integração multiplataforma: Salvador Shopping, Le Biscuit, Planeta Bebê, Fieb, Mahogany e Grupo GNC. Os sócios realizaram viagens para os Estados Unidos para conhecer projetos de comunicação integrada e inovação e contrataram profissionais especializados em digital tanto em Salvador quanto em Porto Alegre. Queiroz afirma que 2016 foi um ano de crescimento. A receita aumentou 40% - fruto especialmente do bom resultado no digital. jornal propmark - 7 de novembro de 2016 39

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