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edição de 7 de outubro de 2019

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mercado outubro rosa chama a atenção para prevenção do câncer de mama De drinks criados por bares paulistanos a marcas de beleza, mobilização tem propósito de arrecadar fundos para ONGs que realizam diagnóstico Paulo Macedo imprevisto ocorre com todos. Mas com O ações preventivas, os efeitos podem ser minimizados. Do calendário anual de cores, o rosa do mês de outubro tem efeito sintomático nas marcas que se esforçam em oferecer ações para organizações comprometidas a fazer alertas sobre o câncer de colo de útero e de mama. A doença é a terceiro na escala de incidência em 154 países, como atestam a Iarc (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer) e o INC (Instituto Nacional do Câncer). São 2,1 milhões de diagnósticos pelo mundo, com 59 mil novos casos no Brasil em 2018. O engajamento ao Outubro Rosa tem matrizes bem diferentes. A Matera, por exemplo, que atua no segmento de tecnologia para o mercado financeiro, lançou a campanha Matera Touch para estimular o exame de toque na sua comunidade interna e adotou a cor na sua logomarca. A empresa está com ações para promover o autoexame e doação de cabelos para instituições de combate ao câncer. O Hospital do Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo, é bastante ativo e ganhou Leão no Festival de Cannes com o filme The Fall, criação da WMcCann. Este ano a instituição trouxe a cantora Fafá de Belém para dar voz às suas iniciativas. Ela visitou a sede do hospital para assumir a posição de madrinha do Outubro Rosa. “Tenho profunda admiração pelo trabalho humanizado feito pelo Henrique Prata e fui surpreendida com esse convite feito por ele. Fiquei muito emocionada, pois entendo que a pessoa pública tem de devolver todo esse amor que recebe em forma de solidariedade e fraternidade”, disse a artista. “Incentivar a mulher sem sintomas a realizar regularmente a mamografia aumenta a chance do diagnóstico precoce e de salvar vidas. No ano passado, dos 1.296 casos de câncer de mama que foram diagnosticados, 73,5% deles estavam em fase inicial, assim, conseguimos salvar a vida de duas mulheres ao dia, que estavam completamente assintomáticas”, explica Silvia Sabino, médica radiologista do Hospital de Amor. Marcas como Jeunesse cedem parte das suas receitas para organizações dedicadas ao problema, no seu caso, a Fundação Laço Rosa. O composto de colágeno Naära Beauty Drink Tangerina receberá um lacinho pink na embalagem, além da campanha A Bares de São Paulo criam drinks colaborativos para ONG Fotos: divulgação Henique Prata recebe a cantora Fafá de Belém, eleita para ser a madrinha do Outubro Rosa/2019 do Hospital do Amor “IncentIvar a mulher sem sIntomas a realIzar regularmente a mamografIa aumenta a chance do dIagnóstIco precoce” beleza de dentro para fora começa com prevenção. Marcelle Medeiros, cofundadora e presidente da Fundação Laço Rosa, destaca que a entidade “conecta marcas que não só possuem credibilidade, mas que acreditam genuinamente na nossa causa”. Ela acrescenta: “Essa parceria com a Jeunesse, nos ajuda a disseminar ainda mais conhecimento acerca do câncer, sensibilizando a sociedade por meio de seus canais e pelas ações que teremos ao longo deste Outubro Rosa.” 42 7 de outubro de 2019 - jornal propmark

“dIssemInar aInda maIs conhecImento acerca do câncer” A rede de joalherias Vivara vai destinar à ONG Américas Amigas R$ 100,00 da venda de um pingente com design alusivo à causa para a compra de mamógrafos e capacitação de profissionais. A Biossance se uniu ao projeto De Peito Aberto para doar R$ 50,00 da venda do seu kit Rose Glow. E uma exposição com fotos de 70 mulheres. Agências como a Mark Up, em São Paulo, criam ações para mobilizar funcionários sobre o tema e os benefícios do exame de toque com base em informações do Instituto e do Movimento HeForShe da ONU Mulheres. Este ano formalizou parceria com o Instituto Protea, que destina recursos para o tratamento de câncer de mama em mulheres de baixa renda. A sede está decorada com as fitinhas típicas do Outubro Rosa e também do Novembro Azul, para alertar sobre câncer de próstata. Pins temáticos foram distribuídos e o estímulo de usar roupas cor de rosa na Casual Friday, que dura até o fim do mês. A agência está forrando as capas da cor rosa, onde sentam homens, e da cor azul, onde sentam mulheres. O propósito é propagar o conceito Eu cuido de você e você cuida de mim. Silvana Torres, presidente da Mark Up, justifica a iniciativa. “Queremos fazer da frase ‘pensar global e agir local’ um norte para a vida de todos, envolvendo nossos colaboradores, que também serão porta- -vozes desses valores. Como o trabalho do Protea envolve basicamente doações de recursos para custear parte do tratamento para mulheres de baixa renda, vamos convidar nossos funcionários a doarem qualquer valor para a entidade. Ao final do mês, a Mark Up vai dobrar a quantia arrecadada.” Bares e restaurantes de São Paulo, entre os quais o Enosteria Vino e Cucina, Diniz e Fortunato estão doando 50% do valor cobrado por drinks na cor rosa para o Instituto Quimioterapia e Beleza, criado há sete anos pela ex-modelo Flavia Flores. A ideia é “recuperar a autoestima de mulheres com câncer promovendo diálogo, informações e suporte.” Rivais nas quatro linhas, os clubes Flamengo e São Paulo estão participando do lançamento de camisa da Adidas, fornecedora dos seus uniformes, na cor rosa e com as três listras da marca em preto. Parte das vendas do produto será encaminhada à Femana, que trabalha com diagnósticos de câncer de mama. “A edição deste ano da Femana tem como mote principal #MeTrateDireito. Visa estimular o empoderamento dos pacientes, pautada na busca por um tratamento personalizado”, explica Maira Caleffi, presidente voluntária da instituição. Empresa do mercado financeiro, a Matera orienta funcionários para o exame regular de toque para prevenção mamária jornal propmark - 7 de outubro de 2019 43

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