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edição de 8 de abril de 2019

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eyOnd the line

eyOnd the line Oportunidades por trás de datas e eventos O marketing moderno busca essa sintonia para ganhar maior efetividade simonapilolla/iStock Alexis Thuller PAgliArini No momento em estou à frente da edição 2019 do Datas & Eventos Fenapro, um calendário que traz os principais eventos do interesse do setor de propaganda, resgato e atualizo um texto que escrevi tempos atrás. Faço isso motivado também pelo bom conteúdo disponibilizado pela plataforma Think with Google – “Como aproveitar ao máximo as datas especiais de 2019”. Como disse John Lennon na belíssima música Beautiful Boy (Darling Boy), dedicada ao seu filho Sean: “Vida é aquilo que acontece enquanto você está ocupado, fazendo planos”. De fato, muita coisa interessante está acontecendo agora ou está por acontecer, sem necessariamente nos darmos conta. E isso é importante tanto no âmbito pessoal, como no profissional. Se, no campo pessoal, deixamos de viver bons momentos, simplesmente por ignorar o que se passa ao nosso redor, no profissional, perder a oportunidade de potencializar datas ou eventos especiais é um descaso imperdoável. O aniversário da empresa, o atingimento de uma marca expressiva de produção, a conquista de um cliente de grande visibilidade ou outros fatos internos, muitas vezes, são desprezados ou esquecidos. Outras datas expressivas, sejam aquelas comemorativas ou as já típicas do calendário promocional (Dia das Mães, Dia dos Pais, dos Namorados, Natal etc.) ou ainda outras menos óbvias, mas com grande potencial, podem ser encaradas como meros eventos corriqueiros, deixando-se assim escapar uma excelente oportunidade. Essa preocupação com o aproveitamento do timing perfeito para ações de marketing tem me impactado ao longo da minha carreira. Saber o momento certo para, por exemplo, oferecer uma moto para um fazendeiro, me fez, na época em que trabalhava na Honda, fazer um levantamento de períodos de safras no Brasil. É no momento em que comercializa seus produtos agrícolas que o fazendeiro tem dinheiro para comprar bens de maior valor. Sintonizar a comunicação nesse momento mágico é a forma de potencializar a ação e garantir resultados. O marketing moderno busca essa sintonia para ganhar maior efetividade. Acompanhar de perto a jornada do consumidor, sabendo discernir a hora de nutrir o relacionamento e aquela de vender, é uma tarefa prioritária de profissionais de marketing e comunicação. Acompanhar os principais eventos e saber tirar o melhor proveito deles é igualmente importante. Tudo está muito parecido no mundo do marketing e da comunicação. Conseguir se diferenciar e conquistar visibilidade nesse mar de múltiplas comunicações e acontecimentos exige um esforço que saia do lugar comum. No campo dos eventos, as feiras e exposições são também excelentes catalisadores de vendas por reunir num só local comprador e vendedor, num ambiente neutro e propício para a geração de negócios. Já os eventos esportivos e de entretenimento são oportunidades de sintonizar a marca a um estilo ou a um território desejado para se projetar e elevar sua imagem. E os eventos de conteúdo são fundamentais para se atualizar e manter o networking ativo. Os eventos também nos fazem tirar os olhos das telas e vislumbrar oportunidades por intermédio do contato com pessoas e uma observação mais rica do nosso entorno. Apoiar-se em datas e eventos especiais como forma de diferenciação e de potencialização de ações é, portanto, um artifício que não pode ser ignorado. E não só nas datas papai/mamãe ou do tipo cerveja/ verão, cobertor/inverno, mas também naquelas inusitadas. O Datas & Eventos 2019, da Fenapro, pode ajudar na identificação dessas oportunidades e no planejamento de ações profissionais e pessoais. Seu acesso é livre pelo www.fenapro.org.br/datas. O conteúdo do Think with Google também tem acesso livre, pelo www.thinkwithgoogle.com. Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) alexis@fenapro.org.br 24 8 de abril de 2019 - jornal propmark

inspiração Faça bonito pra você! Fotod: Arquivo Pessoal “E que fique bem claro: não estamos falando de pizza, ok? Estamos falando de dedicação, de ir a fundo, de se jogar de peito aberto” Matheus Miguel especial para o PROPMaRK Vivemos períodos incertos. O mercado se transformou, a forma como trabalhamos mudou, a velocidade de resposta acelerou e o mundo se modifica a cada segundo. Nesse exato momento, enquanto eu estou por aqui e você aí lendo esse texto, alguém está tentando ser essa mudança, buscando o novo. Engraçado como sempre questionamos todos os agentes externos possíveis, mas não paramos para pensar que existe uma coisa que nunca vai mudar: a matéria-prima do nosso trabalho. O poder sempre vai estar nas nossas mãos. A chave para realizar tudo aquilo que deseja está muito mais perto do que você imagina. Em mais de 10 anos entrando e saindo de agências, nunca vi um só ser humano que não tenha conquistado suas batalhas depois de um trabalho duro. E que fique bem claro: não estamos falando de pizza, ok? Estamos falando de dedicação, de ir a fundo, de se jogar de peito aberto em um trabalho ou projeto. E não precisa de muito: para mim a calça jeans, uma camiseta qualquer, meu velho (e furado) Adidas Nizza no pé e um boné da universidade de Oklahoma (um presente que transformei em um acessório da sorte, mesmo que eu nunca tenha conhecido esse lugar) na cabeça é a vestimenta real e necessária de todos os meus dias. Desde o início da minha carreira, esse sempre foi meu dress code. Não que a minha falta de visitas periódicas às gavetas mais profundas do meu guarda-roupa não me atraíssem, mas naquele momento existia algo que falava muito mais alto quando o assunto era trabalho. Tudo se resumia em criar. Sem apego, sem ego, sem vícios. A preocupação não era fazer o trabalho mais foda possível. Era fazer com que o cliente comprasse aquilo que eu ainda acredito que seja o grande barato da nossa profissão: a minha percepção a respeito da vida. Ou melhor, a respeito de tudo! Quem ganha mais dinheiro e é bem- -sucedido na publicidade não é aquele que tem a ideia mais rápida. É aquele que tem a melhor. Lembre-se, existe algo que torna você único: a sua capacidade de observação. Eu sou um cara que acredita demais no bom humor, em pessoas que tenham uma visão sempre positiva da vida e das coisas. E, sinceramente, acho que esse é o grande lance do profissional de publicidade. Eu, por exemplo, me acho muito melhor que a minha pasta. Eu sou o meu portfólio. A minha concepção sobre o nosso trabalho, sobre o posicionamento do cliente, do produto, da marca e dos consumidores, a mi- nha capacidade de observação é que ganha o meu salário por mim. Sempre gosto de dizer que nas minhas equipes tem espaço pra todo mundo. O que importa, é a sua visão a respeito das coisas, sobre os acontecimentos. Se você é uma pessoa inventiva, se questiona, se tem vontade, sempre vai encontrar um espaço. Vejo muita gente fritando a cabeça na frente do computador por horas e horas e na maioria das vezes terminam frustrados por não conseguir atingir a melhor performance. Computador não é lugar de ter ideia. É lugar de executar. Saia, viva, viaje, pratique um esporte. Esqueça pelo menos por algumas horas a correria dos prazos e se dedique a olhar pela janela. Olhar o mundo. Questione uma, duas, três, quatro, quantas vezes forem necessárias. E depois questione ainda mais. Tente pelo menos o dobro. E nunca, jamais, em hipótese alguma, esqueça: só entra no trem quem compra o bilhete. Em tempo: com toda certeza você tem sonhos. Disso eu tenho absoluta certeza. Lute por eles, mas não se leve tão a sério. No mínimo, faça bonito pra você. Matheus Miguel é diretor de criação da fri.to jornal propmark - 8 de abril de 2019 25

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