Views
4 years ago

edição de 8 de abril de 2019

  • Text
  • Ainda
  • Jornal
  • Marcas
  • Abril
  • Campanha
  • Propmark
  • Mercado
  • Marca
  • Brasil
  • Marketing

PRÊMIOS Abradi celebra

PRÊMIOS Abradi celebra profissionais digitais e anuncia etapas regionais em 2020 Marcelo Sousa, presidente da associação, fala que premiação destaca aqueles que “respiram o digital”; Marcelo Lacerda foi homenageado LEONARDO ARAUJO Abradi (Associação Brasileira de Agentes Digitais) A revelou na semana passada os vencedores da 4ª edição do Prêmio Profissional Digital. O evento ocorreu no último dia 4, durante a festa de celebração do #404DigitalDay, Dia do Profissional Digital, na sede da Unibes Cultural, em São Paulo. “Este ano o prêmio teve uma representação muito maior nacionalmente. Tivemos inscritos de praticamente todos os principais estados brasileiros. Tivemos mais de 20 mil votos, que é praticamente o dobro que tivemos no ano anterior”, diz Marcelo Sousa, presidente da Abradi e diretor-executivo da Marketdata/WPP. Para ele, a premiação, cada vez mais, representa não só São Paulo, mas o mercado brasileiro. “Esse prêmio talvez seja o único para o profissional que faz. [...] Ele é do desenvolvedor, é do cara que opera mídia, então, isso é muito legal. Gente que respira o digital que vai sair daqui hoje cansado e amanhã tem entrega para fazer”, afirma o diretor. Marcelo Sousa revelou com exclusividade que a celebração deve ter etapas regionais em 2020. “Onde tenho primeiro uma eleição dos melhores de cada região e essa etapa nacional será uma grande final entre os melhores regionais”, conta. A PREMIAÇÃO Como ocorre todos os anos, a Abradi celebrou um profissional digital de relevância para o mercado. Nesta edição, Marcelo Lacerda foi o homenageado. O profissional criou o Portal Terra (criado como Nutec/Portal ZAZ em 1996), também foi cofundador da agência F.Biz nos anos 2000 e, posteriormente, da Blue Telecom, vendida no ano passado para a Claro. Profissionais digitais comemoram no palco do Unibes Cultural; Marcelo Sousa (ao lado) revela planos para 2020 Atualmente, é sócio da Magnopus, empresa de computação gráfica sediada em Los Angeles, que fez trabalho de realidade virtual para a nova versão do filme O Rei Leão. Além da homenagem a Lacerda, foram premiados os melhores profissionais em 13 categorias. São eles: Bruno Neves, gerente de B.I. do Grupo Tecnowise, em Business Intelligence; Jéssica Vieira Rodrigues, content manager da Cadastra, em Conteúdo; Felipe Andrade, diretor de criação da Rapp Brasil, em Criação; Leticia Previatti, diretora de projetos da Layer Up, em Gestão De Projetos; Bruno Renzi, gerente de mídia da Grey Brasil, em Mídia; Georgia Costa, gerente-executiva de negócios da Marketdata, em Negócios; Josie Moraes, estrategista digital da Josie Moraes, em Planejamento; Felipe Miranda, engenheiro mobile do “o prêmio teve uma representação muito maior nacionalmente. tivemos inscritos de, praticamente, todos os principais estados” Fotos: Alê Oliveira Itaú Unibanco, em Programação Mobile; Marcelo Herberts Pianesso, front-end developer da A2C Comunicação, em Programação Web; Camila Renaux, consultora de marketing digital da CR Consultoria, em Redes Sociais; Victor Rossini Magalhães, diretor de SEO, BI, CRM & TI da Cadastra, em SEO; Taylan Atreu da Silva, analista de sistemas da Prefeitura Municipal de Santa Izabel do Pará, em Tecnologia; e Filipe Seixas, Head de UX/UI Designer da Wiz, em UX – User Experience. 48 8 de abril de 2019 - jornal propmark

PRêMIOs “Criatividade é pensar fora dos padrões” Divulgação A maneira como as marcas se posicionam sobre as questões socioambientais chama cada vez mais a atenção do consumidor e do próprio mercado de comunicação. As ideias, conceitos e estratégias desenvolvidos em torno do tema serão avaliadas na competição Creativity For Good, do D&AD 2019, festival que será realizado em Londres, entre 21 e 23 e maio. A publicitária Mariana Sá, diretora de criação da Globo, vai representar o Brasil no júri. Por e-mail, ela fez uma avaliação sobre a importância de usar a criatividade para estimular conscientização. Leia a seguir os principais trechos da entrevista. MARCELLO QUEIROZ Especial para o PROPMARK EDUCAÇÃO Educação é o tema que eu escolheria caso pudesse definir uma grande iniciativa de conscientização mundial. É a partir da educação que se abrem todos os outros caminhos para discussões, conscientização e soluções. No Brasil, especificamente, a área de educação é um desafio difícil porque requer comprometimento e mudanças de muitos setores, que precisam trabalhar juntos, mas criatividade, sem dúvida, ajuda em tudo. Criatividade é pensar fora dos padrões, é estimular novas práticas diferentes das já usadas, e isso é totalmente favorável no processo de formação educacional das pessoas. Além disso, só com criatividade se consegue ir além dos limites e dificuldades com as quais já lidamos nessa área. Acredito que o melhor caminho seja usar criativamente as novas tecnologias para promover inclusão e encurtar a distância entre pessoas e informação. EFEITO PRÁTICO Diante de tragédias como a que aconteceu em Brumadinho, por exemplo (rompimento de barragem em 25 de janeiro de 2019), acredito que o poder mobilizador da comunicação funciona de várias maneiras. Uma delas é de forma prática, como, por exemplo, divulgando ampla e rapidamente as informações de utilidade pública, como local e formas de doações. Outra contribuição importante é com a conscientização, disseminando conhecimento, mantendo em pauta temas importantes como meio ambiente, para não nos deixar esquecer os erros e tornando- -se, assim, aliada na luta para evitar novas tragédias. UNIÃO ONLINE As redes sociais são espaços extremamente democráticos, onde todos têm voz, independentemente da origem, credo, idade ou situação financeira. O engajamento de campanhas sociais é potencializado pela união das mídias de massa com sua abrangência e a reverberação das discussões nas plataformas digitais. Um dos maiores feitos da internet, na minha opinião, é essa união das pessoas. Em torno de uma causa relevante, é importante saber que não se está sozinho. As redes propiciam a formação desses grupos de apoio fundamentais para a nossa sociedade. E a força desses movimentos está na coragem que vem dessa união. MOBILIDADE Todas as iniciativas para Mariana Sá: prioridade para a educação transformar as cidades, quebrando guetos e bolhas, são urgentes numa sociedade contemporânea pelo seu impacto na vida das pessoas e nas suas relações com a cidade. É difícil eleger uma inciativa isoladamente quando a tendência é multimodal, tudo é um conjunto. Acredito que, além de serem úteis para a redução do tempo de deslocamento e redução do trânsito, essas tecnologias propiciam uma maior ocupação da cidade e interação entre as pessoas, uma mudança sociológica mesmo. GLOBO sOCIAL A defesa de direitos humanos é uma agenda antiga e permanente da Globo. O tema está inserido em diferentes histórias, seja em novelas, campanhas e ações sociais, desde as primeiras transmissões. Temos, por exemplo, os casos das novelas O Grito, de 1975, que abordou o tema deficiência mental, e Malu Mulher, que retratava temas como a condição da mulher brasileira e a emancipação feminina, em 1978. Recentemente, lançamos a plataforma Tudo Começa pelo Respeito, quem com suas diversas execuções, reforça e consolida esse compromisso da marca. Além das muitas ações nas quais estamos envolvidos, a plataforma usa o nosso grande poder comunicador e mobilizador como principal canal. Os temas abraçados pela plataforma são abordados em novelas, matérias de telejornais, nos programas de entretenimento e nos intervalos da programação, por meio de filmes próprios ou campanhas de terceiros, para as quais a Globo cede espaço gratuitamente. D&AD Só o fato de o D&AD ser uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo prioritário promover a criatividade mundial, já faz com que o prêmio se diferencie dos demais. Além disso, o nível das palestras, workshops e dos próprios trabalhos inscritos e premiados é altíssimo. É a segunda vez que tenho a honra de participar do júri do festival e, além de ter contato com o mais alto nível de qualidade de trabalho, as discussões são fantásticas. Em geral, é um júri heterogêneo com pessoas de diferentes indústrias ligadas à criatividade, o que torna a discussão em si um prêmio para quem participa. A combinação dos diferentes perfis torna a discussão madura, ampla, uma verdadeira aula. jornal propmark - 8 de abril de 2019 49

edições anteriores

© Copyright 2022 PROPMARK. Mídia especializada no mercado publicitário. Todos os direitos reservados.