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edição de 8 de julho de 2019

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meRcAdo Reclame Aqui

meRcAdo Reclame Aqui quer ajudar marcas na sua reputação com consumidor Dos 700 mil usuários que acessam a plataforma diariamente, 65% buscam informação e 35% indicam problemas; serviço vai ser lançado no exterior Paulo Macedo Melhor fazer do limão uma suculenta limonada. O mesmo ocorre com reclamação do consumidor às marcas. O ideal é solucionar a questão rapidamente e desativar sistemas burocráticos, cansativos, que irritam o cliente. Segundo o Reclame Aqui, essa métrica não é utópica. Pelo contrário. A mudança do drive materializa em verdade a grande mentira de que o cliente tem sempre razão. A plataforma realizou na semana passada, em São Paulo, a segunda edição do RA Trust Experience. Marcas como Magazine Luiza e Petz mostraram para diretores de marketing e de atendimento de grandes empresas como é vantajoso dar voz a quem paga a conta nos checkouts. Aproximadamente 700 mil pessoas consultam o Reclame Aqui por dia. O interesse de 65% é pesquisar as marcas. Porém, dessas 455 mil pessoas, 30% estão no momento da compra e 70% estão formando opinião. Portanto, podem mudar de opinião e buscar alternativa caso a reputação não esteja enquadrada no seu padrão. O Reclame Aqui afirma que 35% das consultas diárias indicam problemas com alguma marca. E isso compromete a monetização. De acordo com o eBit, 4,095 milhões de vendas potenciais multiplicadas por um tíquete médio de R$ 403,46 é equivalente a R$ 1,652 bilhão. “O consumidor está mais atento. E recorre ao Reclame Aqui para se informar sobre a reputação das marcas. Muitas delas estão tomando atitude e resolvendo os problemas. Nós apoiamos as boas marcas e pegamos no pé de quem não quer ter uma relação coerente com o consumidor, que não é mais um número. O jogo virou. Atendimento adequado deve ser default e componente do Fred Trajano, do Magazine Luiza, Maurício Vargas, fundador do Reclame Aqui, e Sergio Zimerman, presidente da Petz, durante evento pós-venda. É isso que o consumidor espera”, explicou Maurício Vargas, fundador e presidente do Reclame Aqui, que está investindo US$ 200 milhões, por meio de fundos, na expansão para Portugal, Espanha, França e Inglaterra, além de consolidar a operação nos Estados Unidos. Durante o evento, Sergio Zimerman, presidente da rede Petz, que tem mais de 90 PDVs no país, detalhou os passos da marca para manter sua reputação no mercado. Após 16 anos vendendo cães e gatos, teve problema com fornecedor. A decisão foi interromper a comercialização de animais, que impactava em cerca de 5% o share de vendas, e se conectar com doações para interessados, atualmente com um volume anual de 10 mil pets. “Entendemos que era o fim de um ciclo. Mudamos de direção rapidamente porque esse é o nosso estilo”, explicou Zimerman, que “A tecnologiA potenciAlizA, mAs não substitui o homem. cAlor humAno é fundAmentAl” Marçal Neto/Divulgação viu a campanha Pet-Commerce, criada pela Ogilvy, ganhar Leão de ouro na competição Creative Data do Cannes Lions 2019. “Esse projeto envolve inteligência artificial e permite que o cachorro faça a sua escolha pelo site por sistema de reconhecimento facial. O negócio é tão legal que está sendo reproduzido em 32 países, entre os quais Japão, Estados Unidos e Israel”, ele acrescentou. Fred Trajano, CEO do Magazine Luiza, trouxe a marca para a era tecnológica, mas conservou o valor de atendimento personalizado ao cliente que vem desde a sua fundação em 1957. “A tecnologia potencializa, mas não substitui o homem. Calor humano é fundamental. Quando todo mundo falava no fim da loja física, vi que não era por aí. Somos um marketplace, mas temos mil lojas. E nossos vendedores são influencers”, finaliza Trajano. 20 8 de julho de 2019 - jornal propmark

mercAdo Associação cria guia para marcas usarem licenciamento infantil Cartilha da Abral foi feita para orientar a comercialização e divulgação de produtos e serviços JÉSSICA OLIVEIRA Abral (Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens) A criou um guia de boas práticas de comunicação de produtos e serviços para crianças. O material, feito para empresas (licenciadas ou não), também ajuda fornecedores e agências, além de produtores de conteúdo e quem desenvolve as peças de comunicação. Atualmente o país tem 22 normas que restringem a publicidade dirigida à criança, e elas estão presentes na Constituição Federal, no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), no CDC (Código de Defesa do Consumidor) e no Conar (Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária). O número supera, por exemplo, o Reino Unido (16) e os Estados Unidos (15). Marici Ferreira, presidente da Abral, explica que o documento detalha as regras vigentes e mostra o que é permitido e o que é proibido pela legislação. “O Brasil dispõe de normas bastante rigorosas, que garantem segurança jurídica às empresas, desde que seguidas à risca. Percebemos que há ainda muita desinformação sobre as normas, o que acaba favorecendo o surgimento de notícias falsas, como dizer que esse tipo de publicidade é proibida”, afirma. Representando licenciadores, agentes, licenciados, fabricantes, distribuidores e varejistas, que negociam principalmente produtos para famílias, a Abral busca manter uma agenda de debates, eventos e palestras sobre a questão. E o novo documento fortalece esse posicionamento. “O guia contribuirá para esclarecer como funcionam as regras no Brasil, com exemplos práticos de como aplicá-las, de modo a garantir uma comunicação ética e responsável”, explica Marici. A Abral lembra ainda que a comunicação de produtos e serviços para criança provoca debates entre especialistas em educação, entidades, governo e sociedade. Por isso, informações incorretas sobre esse assunto afetam desde a produção e veiculação de conteúdo infantil até o trabalho das empresas que produzem respeitando as normas. Guia traz orientações e boas práticas sobre a comunicação de produtos e serviços para crianças APOIO CANNES INSIGHTS 2019 BY 23 DE JULHO 08H30 ÀS 12H30 COTA BRONZE PARCEIROS ESTRATÉGICOS PARCEIROS DE MÍDIA OJO Images/iStock jornal propmark - 8 de julho de 2019 21

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